08 outubro 2014

Ilha da madeira



Viajar para Portugal é um pouco como voltar para casa.
É a nossa terra-mãe, nossa origem, nossa herança.
Um lugar... uma linda nação que faz parte de nossa história.
Falamos o mesmo idioma - o fio atávico que nos une,
que nos aproxima, que nos assemelha.

Fomos para a Ilha da Madeira: a pérola verde do Atlântico,
a noiva dos ventos, a ilha da eterna primavera, a filha do vulcão -
como é carinhosamente chamada. E ainda é pouco.
É impossível não se apaixonar pela ilha. A exuberância de sua flora
é incomparável. Fiquei emocionada com as cores, com as espécies
 múltiplas. Reencontrei as plantas que minha avó cultivava.
Buganvílias de várias cores se debruçam por sobre muros e telhados.
Vi paisagens encantadoras onde crescem bambus,
mimosas, papiros, araucárias, videiras, maracujás, amoras e goiabeiras.
Por todos os lados há agapantos,  hortênsias, begônias, azaleias,
antúrios e camélias. Some todas as flores que você conhece e
multiplique dezenas de vezes – e ainda sobrarão espécies para contar.
Montanhas gigantescas cortam o céu sempre azul da Madeira -
ilha beijada por águas azuis-turquesas.
Encontrei pessoas amáveis que ficaram felizes em saber que eu
era brasileira. Então, podemos falar português?
Sim, como não?



Funchal é a maior cidade da ilha.











Portas... finamente pintadas.



 Flor do maracujá-banana









Vendedora de flores- com vestes tradicionais da Ilha.
Ela... tão linda!







Réplica de uma caravela
- a Santa Maria -

Imagens e texto: Ilaine

13 comentários:

chica disse...

Delícia de lugar, lindo e encantador! Também voltei de viagem, nas praias doa Bahia! pena, acaba rápido! bjs,chica

Vera Moraes disse...

Lindo demais!! Ainda irei conhecer!!! Maravilhosas imagens Ila. Bjo grande!

Cheiro de Vanilla disse...

Que lindo, quero muito conhecer, lindas fotos e palavras, bjs...

Moro em um Kinder Ovo disse...

Que lindo. Deu vontade de visitar porque sou apaixonada por esta ilha e queria muito conhecer os seus bordados.

angie disse...

hallo aus deutschland, danke für die wunderschönen bilder, ich freu mich immer sehr über die tollen motive!!! ich wünsche dir einen tollen tag mit viel inspirationen, liebe grüße von angie

Patricia Merella disse...

Querida Ila,
é tanta emoção para mim ler e ver Portugal através de ti...como amo este país....Um dia ainda volto para lá,se Deus permiti..suas fotos é um deleite para minha alma,alimentado meu desjeo de um dia sentir este país que entrou nas minhas entranhas e se instalou,lindo dia,beijinhos querida

Teresa disse...

Fico tão feliz de ver que meu País tratou bem você e fez juz à sua alma bela e poética, sempre rendida a encantos mais ou menos óbvios.
Sim, somos amigos, incondicionalmente.
Obrigada!
Teresa

Maria Luiza disse...

Lugares paradisíacos se tornam com a paixão que colocas na lente! Demais! Beijos!

Tante Mali disse...

Ila,
Urlaub am frühen Morgen!!! Mit Meer und Menschen und Bougainville - schöner kann ein Tag nicht beginnen! Danke und habs fein
Elisabeth

BLOGZOOM disse...



Ila,

Como é bela! Adorei ver detalhes, especialmente ruas para ver como sao cuidadas. Limpas, as casas muito bem conservadas. Lindo mesmo.

Bjs

Elvira Carvalho disse...

Vim agradecer a sua visita ao meu cantinho e eis que sou recebida por um conjunto de belas imagens da Madeira. Obrigada pelo passeio. Nunca fui à Madeira, nem aos Açores, apesar de ser um sonho antigo.Mas o marido que era militar, fez comissões lá e não quer voltar. E viajar sozinha para mim não faz sentido, eu gosto de ter com quem comentar o que vejo, trocar impressões.
Por agora limito-me a viajar virtualmente em blogues como o seu.
Um abraço e bom fim de semana

mollymell disse...

Bom dia Ila! (7:30am)

Depois de ver fotos da ilha de uma amiga q esteve lá 2 vezes, eu já andava querendo visitá-la, mas agora depois de ver sua fotografia estou para sempre apaixonada por esse lugar. Amei suas fotos Ila, lindas demais!

Myrian disse...

Muito, muito obrigada por tanta beleza!
Beijos.